sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Você já fez algo de bom por alguém hoje?





individualismo
in.di.vi.dua.lis.mo
sm (individual+ismo) 1 Posição de espírito oposta à solidariedade. 2 A capacidade de poder existir separadamente.3 Existência individual. 4 Teoria que fez prevalecer o direito individual sobre o coletivo. 5 Sociol Doutrina que preconiza a importância ou valor da pessoa e procura diminuir o papel da tradição e autoridade como fatores determinantes do pensamento e da ação. 6 Biol Associação de dois organismos, interdependentes nutricionalmente, que forma um indivíduo distinto, diferente de ambos, por sua forma estrutural e condições de vida (como nos liquens).


Hoje estive pensando sobre o individualismo. Cheguei a conclusão que tal comportamento é o maior mal de nossa sociedade no momento, pois as atitudes tomadas levando em conta somente o "eu", o individual, estão destruindo instituições, nossa sociedade e nossa tão sagrada família.
Fui buscar esta palavra no dicionário para conferir seu significado. É tudo muito parecido com egoísmo.
Fiquei pensando que na época Renascentista ser individualista um dia foi uma coisa positiva, pois na época buscava-se o crescimento intelectual, buscava-se a liberdade individual para a atuação na política, sociedade, educação, etc. As pessoas queriam ter opiniões distintas, queriam ser respeitadas em sua individualidade dentro do coletivo. Até aí, completamente aceitável...
No entanto, o que vemos em nossa sociedade atualmente é um individualismo negativo, destruidor.
Hoje o individualismo é egoísta e desrespeita a liberdade e o individualismo do próximo.
As pessoas deixaram de pensar no próximo, vivemos o egocentrismo.
O que impera é a lei da selva, a lei da sobrevivência.
Vivemos um imediatismo terrível, a pessoa se preocupa apenas em realizar o que ela quer, não importa se ela irá interferir de alguma forma na vida de outra pessoa, contanto que a vontade dela seja satisfeita. O que importa é o prazer.
Vou exemplificar para esclarecer este meu ponto de vista com um caso pessoal. Moro numa rua sem saída e a minha casa é a última casa desta rua. Tenho dois portões, um da garagem e um pequeno de entrada de pessoas. Não é incomum que vizinhos ou estranhos estacionem em frente ao portão de minha garagem. E tão menos incomum é que estacionem em frente a entrada de pessoas. Meu problema é que atualmente minha cunhada está morando em minha casa e estamos com dois carros. Portanto, estacionamos um na garagem e outro em frente ao portão menor. Mas isto é muito raro... Pedi a uma vizinha que não estacione em frente da minha casa para eu poder deixar o meu carro estacionado. Ela me disse para estacionar em frente a minha garagem. Tudo bem, posso fazer isso. A única coisa chata é que quando eu ou minha cunhada vai sair temos que manobrar os carros, ficando sucetíveis a ladrões... Me incomoda pensar que a casa é minha, pago imposto e não posso usar o espaço como quero. Você deve estar pensando: "Patrícia, a rua é pública!" Concordo, mas porque ela não estaciona em frente da casa dela? Porque tem que estacionar em frente da minha casa? Nunca estacionei em frente da casa dela. Faço o possível para não incomodar ninguém. Porque as pessoas não podem fazer o mesmo?
Outro vizinho faz churrasco todo fim de semana e deixa o som alto madrugada à dentro. O som é tão alto que meu avô na rua de cima reclama da perturbação. O pior é que ele adora funk... Será que ele não sabe que depois das 22h ele tem que diminuir o volume? Da última vez veio até polícia, mas assim que os policiais foram embora ele aumentou o som...
Posso chamar estas atitudes de falta de respeito com o próximo e falta de educação. Mas isto é atitude de gente que acha que suas vontades prevalecem ao coletivo, isso chamamos de individualismo.
É triste constatar que vivemos numa sociedade que ninguém para pensar nos problemas coletivos, ninguém pensa em nossas crianças, em nada. A irresponsabilidade é companheira dos bêbados que dirigem e matam diariamente pessoas inocentes; é companheira de homens e mulheres que fazem filhos sem se preocupar como irão criá-los e educá-los; é companheira de pais que não educam seus filhos e criam marginais, sociopatas e outros "patas" possíveis; é companheira de políticos corruptos que usam seus cargos para enriquecimento próprio esquecendo o motivo pelo qual foram eleitos; é companheira de eleitores que votam sem conhecer direito o político ou porque tem algum benefício pessoal em votar em tal político, etc... Poderia citar milhares de situações...
Só queria esclarecer que a "irresponsabilidade" é a esposa fiel do "individualismo". Enquanto as pessoas não acordarem deste mal, continuaremos vivendo numa sociedade doente, sem cura. Caminhamos para o caos completo.
Faça a sua parte para mudar isso. Espalhe o bem. Espalhe uma atitude legal. Você já assistiu o filme "Corrente do bem"?
Assista e passe adiante esta ideia.
Faça algo de bom para alguém e veja como é bom.
Acredito que um dia encontraremos a cura para o câncer. Acredito que um dia viveremos numa sociedade melhor, igualitária, solidária, mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário