sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Parte 4 - Brincando na neve!

Na segunda-feira fomos ao Valle Nevado e Los Farellones conhecer as estações de esqui.
Estava ansiosa para conhecer a neve...
Devido aos fenômenos climáticos (El Niño), apesar de ter nevado, não tinha nevado o suficiente ainda no Chile. Por isso as estações de esqui ainda não estavam abertas, para minha tristeza... Para abrir a estação de esqui a neve precisa estar a 5 metros do solo e só tinha neve cerca de 30 cm do solo... Uma pena... Mas deu para aproveitar!
A estrada de acesso a estas cidades é muito sinuosa, tem 60 curvas super fechadas. Não existe acostamento e se o motorista errar o veículo pode despencar Cordilheira dos Andes abaixo. Como é muito frio, ao subir as Cordilheiras encontrá-se gelo na estrada. O veículo precisa ter correntes para pneus. Apesar do risco a paisagem é magnífica, nunca vi nada parecido. Só vendo de perto para se ter dimensão do quão lindo é este lugar.


Andar na neve cansa muito, pois seu pé afunda e você tem que fazer um esforço tremendo para tirá-lo do buraco, se equilibrar e andar. Segundo o Fernando, para não cairmos devemos andar que nem astronauta, pisando com o calcanhar com as pernas bem afastadas.
Se sem neve normalmente já caio, vocês sabem que óbviamente levei um "rola" bonito... Pois é!
As roupas adequadas a prova de água são essenciais para não sentir o frio tremendo e não se molhar. Brincar na neve é muito gostoso!


 Nossa primeira parada foi no Valle Nevado. Lá tem um resort chiquérrimo e estação de esqui é lindíssima. Fiquei tentada a conhecer Bariloche depois! Não sabia como neve é legal!




O mais bonito de tudo é a paisagem, as Cordilheiras são uma obra de Deus divina sem dúvida!
Valle Nevado tem uma estrutura ótima, apesar de caro.


Los Farellones é onde os moradores da região, onde o povo chileno vai esquiar. Não tem o requinte de Valle Nevado, mas é igualmente abençoado pela natureza. Gostei mais do Valle Nevado.
Na volta nosso guia nos deixou próximo da feira de artesanato, em Santiago, da Igreja de los Dominicos. Como não pertence a rota turística as coisas são muito mais em conta do que as feirinhas que a CVC nos levou. Queria comprar para mim uns brincos de lapis lazuli, uma pedra azul que só existe no Chile e no Afeganistão. Como por causa da guerra o Afeganistão não está produzindo mais e como não pretendo viajar para o Afeganistão, decidi comprar no Chile mesmo... Tem muito artesanato feito desta pedra, mas é tudo muito caro...
Uma amiga que conhecemos lá, uma brasileira de Dourados foi conosco.  De lá a levamos ao shopping Parque do Arauco (pela terceira vez fomos lá!) e aproveitamos para comer.  Comemos no Pizza Hut, pois a esta altura já estávamos falidos!!!
Voltamos para o hotel de metro e começamos a arrumar as malas para nossa volta para o Brasil no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário