quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Parte 3 - Visita a Vinã del Mar e Valparaíso

No domingo saímos cedo para conhecer o litoral chileno, o oceano Pacífico.
Viagem tranquila de 1h20 mais ou menos, em meio a plantações de uvas de diferentes tipos, de outras frutas e oliveiras. A vegetação é rasteira, nada de especial. Tinha muito cactus. Lembra um pouco o nordeste brasileiro.
Vinã del Mar é uma cidade nova se comparada as outras cidades chilenas e muito bonita. Tem muitas construções novas. Era a cidade refúgio da alta sociedade chilena.
Como este povo não tinha mais como gastar dinheiro, ao invés de fazer uma doação para mim, começaram a construir palacetes e castelos, numa disputa para mostrar quem era mais rico....
Para se ter ideia, um dos palacetes cujo dono era fanático por artes e tinha um coleção enorme de obras de artes, mandou colocar na entrada da casa uma escultura original de Rodin. E ela permanece lá conservada.

Outro, apaixonado por aqueologia, colocou na entrada de sua casa um moai que mandou trazer da Ilha de Páscoa. Graças à Deus, atualmente a ilha é tombada pelo Patrimônio Histórico e nada mais pode ser retirado de lá...

É em Vinã del Mar que fica a mansão de veraneio da presidência.
Também tem um cassino chiquérrimo...

O que mais me encantou neste passeio foi a cor azul do Oceano Pacífico. Foto nenhuma poderá representar um azul tão bonito! A água é bem gelada e não é tão salgada como o nosso litoral, a pele nem fica pegajosa.

Almoçamos em Viña del Mar no restaurante indicado pela CVC e experimentamos um drink típico chileno chamado "Kir Royal", bebida feita com champanhe e licor de cassis. Mais gostoso que o pisco sour!
A comida não tinha nada de especial...
De lá fomos para Valparaíso, o porto do Chile.
Como toda cidade portuária, uma bagunça!

É uma cidade mais pobre, sem o requinte de Viña del Mar. Achei o centro histórico lindíssimo! As construções são em estilo britânico, diferente de Santiago que é em estilo francês.

Os morros são cheio de casinhas coloridas que me lembrou um pouco nossas favelas no Rio de Janeiro.
Paramos numa feira de artesanato e voltamos para Santiago.
À noite Fernando e eu voltamos ao shopping do Parque Arauco para comprar umas lembrancinhas e comer. Experimentamos o cachorro quente italiano deles, que é a salsicha com maiosese, ketchup e abacate. Eles chamam de italiano por causa das cores dos condimentos que são as mesmas da bandeira da Itália. Abacate no Chile, assim como no México e Uruguai não é considerado uma fruta como é para nós brasileiros. Eles comem com comidas salgadas, como se fosse um legume. Gostei do hot-dog, mas o Fernando não. E não tive piriri!!! rsrsrs
Voltamos para o hotel para descansar.
Estava morrendo de saudades do David. Estava contando os dias para voltar para São Paulo... Sempre quando viajo fico rezando para os dias demorarem para passar para eu aproveitar ao máximo antes de voltar. As vezes nem dá vontade de voltar! Desta vez foi diferente, estava louca para voltar para casa...