sábado, 3 de setembro de 2011

Parte 5 - Isto é Brasil!

Foi uma manobra fechar as malas.
Como no Chile faz muito frio estávamos cheios de casacos pesados. Para complicar mais ainda, compramos muito vinho. É impossível ir a terra dos vinhos e não comprá-los, ainda mais para um casal que adora tomar vinho...
Sobre vinhos, vale explicar que pela legislação chilena cada pessoa pode transportar 18 garrafas de vinho na bagagem e as que comprar no duty free pode ir na bagagem de mão. Pela legislação brasileira podemos transportar apenas 6 garrafas por pessoa na bagagem e o que comprar no duty free pode ir na bagagem de mão. Bem que o Brasil poderia ser mais amigo e nos liberar mais umas garrafinhas... Lá os vinhos chilenos chegam a ser 50% mais barato que os mesmos que encontramos aqui...
O Fernando fez o que chamou de "engenharia de bagagem", para tentar dividir o peso e não dar excesso de bagagem.  Tínhamos o limite de 23kg por pessoa.
Minha mala parecia que iria estourar e eu estava morrendo de calor porque vesti vários casacos, os mais pesados, para aliviar a mala. Que sufoco!
Arrumamos tudo e fomos para o aeroporto. 
Chegando lá o Fernando foi pesar as malas. A minha tinha 23,5kg e a dele 31kg. Pensamos: "Ferrou!" O Fernando estava arquitetando vários planos e então disse a ele para parar com isso e pagar pelo excesso de bagagem. Quem está na chuva é para se molhar, não é?
Na hora de fazer o check in o rapaz da TAM não falou nada sobre o excesso e não nos cobrou. Também ficamos quietos... Até agora ficamos sem entender...
Como a CVC nos deixou muito cedo no aeroporto, ficamos horas chocando... Comprei um brinquedinho da Fisher Price no duty free e fiquei sentada rindo dos brasileiros que faziam fila na frente do portão de embarque. Faltava horas para começar o embarque e o povo começou a fazer fila. Isso porque os lugares na aeronave são marcados! Brasileiro é uma figura! Lembrei do meu avô que sai de casa no dia de receber a aposentadoria às 5h30, sendo que o banco fica a 20 minutos da casa dele e só abre as 10h! Isso tudo é para ser o primeiro a ser atendido! Pode?
Embarcamos calmamente, admirei a vista das Cordilheiras por cima das nuvens novamente, assistimos ao filme chamado "Os agentes do destino", comemos e conversamos sobre nossa viagem. Concluímos que a viagem foi muito boa e que um dia retornaremos ao Chile para conhecer o que faltou e até outras cidades. O Chile é um país cheio de diversidade: deserto, lagos, vulcões, vinhedos, etc. Há muitas coisas para se fazer e conhecer. E claro, é sempre bom viajar!
Finalmente chegamos ao Brasil! E aí começou o drama...
Chegamos por Guarulhos. Ao aterrisar, tivemos que ficar dentro do avião um tempão, pois tinha tanto avião que não tinha lugar para o avião "estacionar" para a gente desembarcar. O piloto pediu desculpas várias vezes...
Quando finalmente desembarcamos demos de cara com uma fila imensa de mais ou menos umas mil pessoas na nossa frente para passar pela Imigração da Policia Federal. Parece mentira ou piada, mas é verdade. Ficamos quase 40 minutos nesta fila.
Nossa estrutura é tão precária que fico pensando como será na Copa do Mundo de 2014... Vamos passar uma vergonha terrível frente os outros países do mundo...
Meus pais, meu irmão e o David já estavam nos esperando há um tempão...
Quando passamos pela polícia federal nem quis ir ao duty free, o Fernando foi sozinho, fui pegar as malas. Estava muito irritada.
A mala do Fernando logo veio na esteira. A minha não aparecia nunca. Vi que cada vez que o tempo passava ficava menos gente lá comigo e nada da minha mala. Foi então que um rapaz do lado de fora fez sinal para mim que não tinha mais malas... Faltava minha mala e as de algumas outras pessoas. Pensei que talvez a minha mala tivesse estourado. Tinha 8 garrafas de vinho nela... Comecei a ficar preocupada...
Apareceu um funcionário da TAM para falar com a gente e confirmou que não tinha mais malas. Ele me perguntou se eu estava fazendo conexão e respondi que não. Aí ele respondeu que então não poderia fazer mais nada. Como assim? Meu sangue ferveu, disse a ele que como funcionario da TAM ele deveria resolver meu problema, que a resposta dele não era o tipo de resposta que se dá a um cliente. As outras pessoas começaram a discutir com ele, foi uma confusão só. De repente olhei para o outro lado deste local onde estávamos e vi minha mala jogada no chão. Fui até lá conferir se era a minha mala mesmo e larguei o funcionário da TAM com os outros. Era a minha mala. Alguém deve tê-la jogado ou ela caiu da esteira. Fiquei com mais raiva ainda. Foi então que pensei: "Isto é Brasil!"
Depois de tanto estresse, o sorriso lindo do meu filhinho fez eu esquecer até quem eu era e descobri que as pequenas coisas ou as coisas mais simples são as que fazem a gente mais feliz! Não existe nada mais emocionante no mundo do que estar ao lado de quem a gente ama, da nossa família, não importa onde e nem como!

Nenhum comentário:

Postar um comentário