segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Falta fraldário em estabelecimentos comerciais

Como não tinha filhos, nunca tinho reparado neste assunto antes.
Depois que me tornei mãe, percebi como estamos atrasados culturalmente em relação aos países de primeiro mundo...
Pais sofrem para encontrar fraldário em shoppings, supermercados, restaurantes, parques etc...
Quando encontram é só no banheiro feminino. Fraldário no banheiro masculino ou fora do banheiro feminino (banheiro família) é uma raridade. Só encontrei em alguns shoppings centers e na loja de material de construção Leroy Merlin até agora.
A realidade brasileira mudou muito, hoje temos muitos pais separados e os homens costumam passear com seus filhos. Na época de nossos avós ou nossos pais, não era comum o divórcio e pior ainda, não era comum o pai sair sozinho com os filhos, sem a mãe. Num passado não muito distante, a cultura familiar era de que era de total responsabilidade das mães o cuidado e educação dos filhos para que os homens trabalhassem e sustentassem a casa.
Hoje, nossa realidade é de uma mulher independente, que trabalha como os homens e que divide a responsabilidade das tarefas domésticas e cuidado dos filhos com o companheiro.
Nas poucas vezes que encontrei um fraldário, reparei que eram os pais que estavam trocando as fraldas dos filhos, alguns estavam sós.
E quando o fraldário só existe no banheiro feminino?
Os pais tem que improvisar...
Além de todo este problema, muitas vezes nos deparamos com a falta de educação e desrespeito das pessoas... Num shopping, fui com meu marido trocar a fralda do meu filho num banheiro família. Ao entrar no banheiro o trocador estava sendo utilizado como aparador de uma bolsa feminina. Ficamos aguardando a dona sair do banheiro infantil para pegar a bolsa, eu que não iria mexer numa bolsa que não era minha... Enfim a moça saiu, viu que estavámos esperando para usar o trocador e foi lavar as mãos, ajeitar os cabelos com a maior tranquilidade. Quando ela resolveu pegar a bolsa, saiu sem dizer uma palavra como se nada tivesse acontecido. E ela não estava acompanhada de nenhuma criança que justificasse o uso do banheiro infantil. Depois que troquei meu filho fui ao banheiro feminino e havia uma fila enorme, para variar. Então constatei que aquela moça que encontrei utilizando o banheiro infantil o fez porque não queria aguardar a fila...
No último sábado, levei meu filho a uma fazendinha para crianças e lá não tinha fraldário também... Meu marido trocou a fralda do pequeno na grama...
Fiquei me perguntando como um local voltado para crianças não tem infra estrutura para atendê-las adequadamente?
Difícil... Cabe a nós pais reclamar para que as coisas mudem e para que as pessoas tenham mais educação e respeito pelo próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário