segunda-feira, 6 de setembro de 2010

7 de setembro

Amanhã é feriado no Brasil, é o dia da Independência. Para a maioria das pessoas, somente um dia de descanso ou mais um feriado prolongado para viajar. Semana mais curta de trabalho, oba!
Mas será que alguém lembra que feriado é este? 
Brasileiro é pouco nacionalista. Lembro-me de quando fui à Montevidéu e fiquei espantada com a troca da guarda nacional no mausoléu do túmulo do libertador  deles, o General Artigas. Toda sexta-feira a fanfarra da guarda-nacional desfila pela cidade e depois fazem a troca da guarda e cantam o Hino Nacional. Patético? Talvez. Achei bonito, acho que é uma forma de guardar a história no coração das pessoas.
É difícil ver isso no Brasil. As pessoas aprendem história na escola e depois fica tudo esquecido. Então os feriados passam a ser só mais um dia de descanso... Dia da Pátria?
7 de setembro de 1822 é aquele fatídico dia em que D. Pedro deu o grito de Independência às margens do rio Ipiranga. História muito contestada, historiadores dizem que isso nunca aconteceu. 
Em todo caso, amanhã no Anhembi terá o tradicional desfile cívico. Os portões abrirão às 7h e o desfile começa às 10h. O estacionamento é R$15,00. Estou pensando em ir... Faz tantos anos que nem me lembro mais... Depois publico as fotos... bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário